quinta-feira, 5 de abril de 2012

Walden



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Publicado em
1854, Walden é um manifesto poético contra a civilização industrial, que então ganhava força nos Estados Unidos. Perante a intensificação da complexidade da vida social estadunidense, derivada do crescimento exponencial da industrialização eurbanização, Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste[1], propõe o retorno ao simples.Walden; ou, A Vida nos Bosques é uma auto-biografia do afamado escritortranscendentalista Henry David Thoreau. A obra contém tanto uma declaração de independência pessoal, uma experiência social e uma viagem de descoberta espiritual, como também um manual para a auto-suficiência[1].

Assim sendo, inspirado pela filosofia do Confucionismo, em 1845 retira-se para a floresta, onde constrói pelas suas mãos os seus móveis e a sua própria casa, local onde começa a viver apenas com o mínimo necessário à sobrevivência e em intenso contato com a natureza. Porém, vive isolado da sociedade não como ermitão por objectivo, pelo que recebia visitas e também as fazia, mas sim com o propósito de obter uma maior compreensão da sociedade e de descobrir as verdadeiras necessidades essenciais da vida[1]. Através da sua própria experiência que durou dois anos, Thoreau tanto pôde confirmar que uma vida simples e humilde é viável em termos financeiros, como também descobrir uma nova visão quasemística do Homem: em pleno contato com a natureza e com os livros.

Esta obra não somente relata a estadia do autor na floresta, e analisa e condena asociedade capitalista do século XIX, mas também incita o espírito crítico genuíno do leitor e leva-o a uma reflexão profunda acerca dos modos de vida, propondo-lhe novas perspectivas sobre o conceito de Liberdade e o da própria Vida.

Walden tornou-se um dos livros mais célebres do autor e é utilizado como referência tanto para a Ecologia, como também para o movimento beat e hippie.

Cquote1.svgFui para os bosques viver de livre vontade,

Para sugar todo o tutano da vida…

Para aniquilar tudo o que não era vida,

E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!

Cquote2.svg


Referências

  1. a b c Henry David Thoreau. Henry David Thoreau : A Week on the Concord and Merrimack Rivers / Walden / The Maine Woods / Cape Cod(em inglês). [S.l.]: Library of America.

[editar]Bibliografia

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikiquoteCitações no Wikiquote
WikisourceTextos originais no Wikisource
CommonsImagens e media no Commons
  • Henry David Thoreau. Walden ou A Vida nos Bosques (em Português). [S.l.]: Edições Antígona, 2009.

[editar]Ligações externas

Commons
O Commons possui multimídias sobre Walden
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Henry David Thoreau
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Walden