sábado, 24 de outubro de 2009

Ecologia e Ideologia 1:



O termo francês idéologie foi criado em 1976 por Antoine DESTUTT DE TRACY (1754-1836) para designar uma disciplina filosófica que seria a base de todas as demais ciências(1). A partir desta data até os dias de hoje o termo Ideologia foi definido de várias maneiras, sendo uma das melhores conceituações a de J.GOULD no Dicionário de Ciências Sociais: "Ideologia é um conjunto de convicções e conceitos (concretos e normativos) que pretende explicar fenômenos sociais complexos com o objetivo de orientar e simplificar as escolhas sócio-políticas que se apresentama indivìduos e grupos" (2).
O conceito de J. GOULD tem a vantagem de resumir as diversas conceituações de Ideologia e, serve desta forma ao nosso propósito aqui neste
blog que é relacionar Ecologia e Ideologia. E, no relacionamento devemos considerar aqui as ideologias que estão por trás dos grandes problemas ecológicos em um primeiro nível e, as ideologias que estão por trás dos enfoques ecológicos em um segundo nível, pois também os grupos de defesa do meio ambiente e da natureza possuem a sua ideologia e, muitas vezes, por trás de uma aparente defesa da Ecologia estão interesses de grupo econômicos, notadamente aqueles que exploram o Terceiro Mundo. A verdade é que por trás dos problemas ecológicos existem aspectos profundamente ideológicos devido ao fato de existirem grandes interessses em jogo. A sociedade que criamos (ou que nossos antepassados criaram) dominada pela visão antropocêntrica do mundo e pela ideologia do desenvolvimento e do progresso. Esta ideologia toma uma forma mais acabada nos meados do século XX e vincula-se ao Imperialismo e a hegemonia norte-americana. Ela promete uma vida de bem-estar e de consumo e considera a natureza apenas como um manancial de recursos a ser apropriado e comercializado (3). ______________________________________________________
  1. Cf. B. LAMOUNIER e R. FAORO - "Ideologia" in EMI, XI, pp. 5950-5954; J. f. MORA - dicionário de Filosofia, v. 1, p. 906.
  2. J. GOULD - "Ideologia" in DCS, pp. 570-571, esp. p. 570.
  3. CNBB - "A Igreja e a questão ecológica", cit., pp.211-212.

Comercial 30" sobre Aquecimento Global

Comercial Experimental de 30" realizado por estudantes das Faculdades Integradas Curitiba de Publicidade e Propaganda sobre o tema AQUECIMENTO GLOBAL.