quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O DIA DA TERRA:

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Ecologia e Ideologia 4:


Os movimentos ecológicos nem sempre possuem uma mesma base ideológica. Aqueles movimentos que operam no Primeiro Mundo só questionam aspectos do sistema dominante, mas não questionam a tecnologia e nem a visão antropocêntrica. No Terceiro Mundo se fala na ligação entre Ecologia e justiça social, tratando-se assim da Ecologia Social, de uma Ética sócio-ambiental , partindo para uma visão biocêntrica (1). As análises a partir do Terceiro Mundo procuram corretamente chamar a atenção para o problema da pobreza como básico de qualquer política mundial (2) e ligam mesmo a pobreza com a ecologia, pois nada é menos ecológico do que a pobreza. As diferenças de enfoque entre o Primeiro Mundo e o Terceiro Mundo são significativas, brutais. Quando elementos do terceiro Mundo são censurados por movimentos ambientalistas do Primeiro Mundo por atentarem contra a natureza, isto pode parecer muitas vezes como conspiração sinistra dos países ricos para manter o status quo e, impedir que as populações do Terceiro Mundo saiam da situação de pobreza ou mesmoda miséria absoluta. Isso porque em muitos casos, o que no Primeiro Mundo seria apenas uma simples limitação do excesso de consumismo, no Terceiro mundo seria negar a populações pobres o mínimo necessário para a simples sobrevivência. Portanto, a tese veiculada a partir do Primeiro Mundo de que é necessário colocar um freio no desenvolvimento e no consumo pode parecer ideologicamente suspeita (3) e, é desta maneira que vem sendo recebida. ____________________________________________________
  1. A. MOSER - "Ecologia: Perspectiva Ética" in REB, 52 (205), pp. 10-11; J. P. S MARTINS - Ecologia ou morte. Os cristãos e o meio ambiente. São Paulo, FTG, 1987; E. GUDYNAS - "Étca Ambiente e Ecologia: uma crise entrelaçãda" in REB, 52 (205): 64-74, março 1992.
  2. Leonardo BOFF - "Os pobres como baricentro de uma possível política mundial" in Revista Vozes, 85: 438-451, 1991.
  3. A.MOSER - "Ecologia: Perspectiva Ética" in REB, 52 (205), p.10.