terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juízo Ético - O Problema da Poluição 1:




A poluição mostra claramente que o ecossistema está afetado e à beira do colapso. Um autor, R. BANDEIRA , ao tratar de diversos tipos de poluição como a a poluição atmosférica, a poluição das águas, a poluição sonora e a poluição atômica, concluiu corretamente que a Terra estava doente (1).



A poluição do ar ou poluição atmosférica é a mais grave forma de poluição ambiental conhecida e, pode tornar o ar impróprio ou incoveniente para a vida nas cidades contemporâneas. Ela pode causar irritações na vista e nas mucosas, perturbações no aparelho respiratório e, até mesmo matar o ser humano. Esta poluição é causada principalmente pela descarga de combustão dos veículos automotores e pelas chaminés das fábricas que levam ao ar óxico de carbono (monóxido e bióxido), hidrocarbonetos diversos (alguns até cancerígenos), partículas de carbono em suspensão nos gases, produtos químicos vaporizados e outras substâncias mais ou menos tóxicas. Os especialistas avaliam que 40% dos problemas decorrentes da poluição do ar são originados pela emissão de gases provenientes da combustão em veículos automotores, 50% são produzidos pelas indústrias e 10% são provenientes de outros fatores(2).
Esta poluição atmosférica afeta como dissemos antes, diretamente a saúde da população e, um autor avaliou no começo da década de setenta, os poluentes no ar provenientes de automóveis e usinas geradoras nos EUA chegava a 200 milhões de toneladas ao ano ou cerca de uma tonelada para cada americano (3). Em outra obra, da mesma época, aparecia o cálculo apenas para a cidade de São Paulo, uma quantidade de 90.000 toneladas de enxofre lançados por veículos automotores (4).

____________________________________________________
  1. R. BANDEIRA - Poluição. A doença da Terra. passim.
  2. Cf. a respeito, Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo, pp. 147-152; Hélio de Almeida BRUM - "Economia e Meio Ambiente" in CM. Rio de Janeiro, XXVIII (331): 3-19, out. 1982, p.9; Nelson NEFUSSI - Aspectos Gerais do problema da poluição do ar. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, 1972; Nelson NEFUSSI et al - Veículos Automotores. São Paulo, CETESB, 1972; Mário Guimarães FERRI - Ecologia e Poluição. São Paulo, Melhoramentos/Edusp, 1977; Francelino S. PIAU - Homem e Poluição (Breve estudo sobre o pesadelo do século), pp. 24-25, 31-34; Mário da Silva PINTO - "O desenvolvimento econômico e a poluição" in CM. Rio de Janeiro, XXXVI (421): 15-48, abr. 1990; ANÔNIMO - Poluição e Meio-Ambiente. São Paulo, Abril Cultural, 1973, Edição Especial de conhecer - Nosso Tempo; Paul OVERHAGE - Ecologia humana - A Tragédia da Poluição. Petrólpolis, Vozes, 1971.
  3. Barbara WARD e René DUBOS - Uma Terra somente, pp. 88-97, 90.
  4. Francelino S. Piauí - Homem e poluição, p.24.