domingo, 11 de outubro de 2009

Considerações iniciais 2:


Este dilema em que esta colocado o homem atual provocou uma grande preocupação com as questões ecológicas. Multiplicaram-se congressos, simpósios, artigos e livros enfocando os diversos problemas ecológicos e uma consciência ecológica foi se formando a partir desta dura realidade perante o qual se colocou o ser humano.(#) A esta consciência juntou-se um "nova consciência ética que supera o eternismo para preocupar-se com as realidades do homem" e que "abandona o progressismo para abraçar uma contestação libertadora".(*)

____________________________________________________________
(#)Eugene P. ODUM - Ecologia.p.19 observa: "A Chegada da Era Atômica tornou o já vital assunto dos meios ambientes ainda mais excitante, mais importante até que, o fora antes da Segunda Guerra Mundial. As promessas e ameaças da energia atômica, conjugadas às da explosão da população humana, conduziram os problemas ambientais a dianteira do pensamento humano". Cf. ainda E.P. ODUM - Fundamentals of Ecology. Filadelphia, Saunders, 1959,Cap.I: R.L. SMITH - Ecology in Encyclopaedia Britannica (E.B.). v. VI, pp.197-200, 1974 indica que a partir de 1960 a Ecologia se tornou o mais popular e importante ramo da Biologia.

(*)Como assinalou Antônio MOSER, O problema ecológico e suas implicações éticas, pp. 8-9. Cf. também Pe. Fernando BASTOS DE ÁVILA S.J. - "O desafio ecológico" in CM. Rio de Janeiro, XXIV (285): 11-18, dez. 1978 p.16 onde afirma: "A consciência ecológica nos abre à descoberta de um valor ético: perceber que a qualidade de vida, que dá sentido à vida é mais importante que a vida".