terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 5:


O problema que envolve a miséria e a fome não é assim nem fruto do acaso e nem da incapacidade técnica do homem. É um problema ligado ao próprio modelo de desenvolvimento e às prioridades que este estabelece. Com o avanço tecnológico e a produção de grãos, o homem possui hoje o essencial para alimentar uma população várias vezes maior do que a existente no mundo. Especialistas há que julgam mesmo que com o atual avanço da técnica se poderia alimentar perto de 50 bilhões de pessoas a nível dos Estados Unidos e 150 bilhões num padrão de vida Asiático (1).


O grande desperdício de recursos que são utilizados na corrida armamentista é não só uma ameaça à paz mundial, um sorvedouro de verbas que poderiam atenuar o problema da miséria e da fome, como também uma ameaça ao próprio meio-ambiente e à ecologia. Um relatório da Comissão Independente sobre o Desarmamento e Segurança, presidida por Olof Palme mostrou que uma guerra nuclear entre duas superpotências ( a então URSS e os EUA) poderia matar 200 milhões de seres humanos e ferir mais 60 milhões, além de mergulhar a humanidade em um caos que poderia significar o fim de toda a vida humana.



Mas, em certo trecho mostrou a importância da corrida armamentista em relação ao problema da fome:

"Por mais irracional que seja o superarmamento em suas motivações e em suas finalidades, temos de reconhecer que ele interessa a certas economias e que as indústrias bélicas são indispensáveis ao abrandamento de uma certa crise, dizem alguns. Não há argumento mais pobre nem mais ilusório. O superarmamento é um imenso desperdício. Ele desviou recursos humanos. Ele já mata condenando a fome milhões de pessoas no Terceiro Mundo. Ele aprofunda os desequilíbrios. Em suma, agrava a crise" (2).

A solução da crise econômica e social pelo qual passa o mundo deverá passar - segundo Richard FALK -, por um desenvolvimento com equidade e deverá estar ligado à desmilitarização (3).
_______________________________________________
  1. C. CLARK citado em A. MOSER - O problema ecológico... p.54.
  2. Cf. "ARMAMENTO E DESPERDÍCIO" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10/11), p. 41, out.-nov. 1982.
  3. R. FALK - "Para o desenvolvimento, a desmilitarização" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10/11): 41-45, out.-nov. 1982.