quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ecologia e Ideologia 5:


Amazônia. Um caso particular que queremos apresentar aqui hoje. Este caso é particular pela verdadeira batalha que travam os grupos de ecologistas e ambientalistas estrangeiros com os brasileiros partidários da exploração racional das riquezas ali contidas. Em artigo datado de 12 de fevereiro de 1995 e publicado no caderno Mais! da Folha de São Paulo, Janer CRISTALDO, doutor em letras francesas pela Sorbonne Nouvelle e jornalista, denubcia um plano de organismos internacionais para a formação de uma verdadeira "teocracia" na Amazônia. Segundo o jornalista, que cita inclusive trechos de um documento intitulado "Diretrizes brasil nº4 - Ano 0" produzido sob os auspícios do Christian Chuch World Council e publicado na revista "Afinal" (11/04/80), os participantes de um simpósio realizado na Suiça, depois de considerarem a Amazônia como "patrimônio da humanidade" recomendava que se impedisse ali qualquer exploração dos recursos da região e indicavam: "É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus habitantes aborígenes, para o seu desfrute pelas grandes civilizações européias, cujas áreas naturais estejam reduzidas a um limite crético" (grifo nosso).
Concluindo, o autor mostra que se o governo brasileiro não tomar providências, a região que possui "o mais rico subsolo da América Latina" ficará de posse não dos indígenas, mas dos Estados Unidos e países europeus (1).
O documento citado pelo jornalista indica que nem sempre os movimentos conservacionistas e ambientalistas do Primeiro Mundo possuem objetivos apenas ecológicos ou estão imunes à ideologia com a qual as nações do norte procuram subjugar as do sul. Estas, no entanto, começam a reagir e a elaborar a sua visão da Ecologia que coloca no centro a Ecologia social e a busca de uma ética sócio-ambiental. José Ramos REGIDOR fala em uma reconversão sócio-ecológica da sociedade, que deve ser uma reconversão profunda no sentido de rejeitar a ideologia desenvolvimentista e criar uma sociedade sustentável, "socialmente justa e ecologicamente sadia"(2).

____________________________________________________
  1. Janer CRISTALDO - "Uma teocracia na Amazônia" in Mais! Folha de São Paulo de 12 de fev. 1995, caderno 6,p.3.
  2. J. R. REGIDOR - "Ressarcir dos povos..." in REB, 52, pp. 24-27.