sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Problemas Ecológicos e o Juizo Ético - Os Principais Problemas Ecológicos e a Ética 1:




Em nosso mundo atual problemas ecológicos diversos começam a inquietar-nos como pessoas. Problemas como desmatamento, a poluição, o grande crescimento populacional, a desertificação, as queimadas, o efeito estufa, a chuva ácida, a destruição da camda de ozônio, a miséria, a fome e o próprio sentido do progresso e do desenvolvimento que geram cada vez mais desigualdade, devem ser aqui considerados (1). Estes problemas que são resultantes de uma situação de expansão de nossa civilização (2) acabaram por provocar um desiquilíbrio entre a biosfera que o homem herdou e a tecnosfera que ele criou. O conflito entre as duas é claro nos dias de hoje e, o homem, tal qual o aprendiz de feiticeiro, está no meio de uma grave crise que ele mesmo provocou e terá de solucionar (3). Uma solução que, segundo Antônio MOSER (4), Fernando BASTOS ÁVILA (5) e Arnold TOYNBEE (6) -, é de natureza ética e técnica e não apenas técnica. Talvez possamos mesmo afirmar com o historiador TOYNBEE, que esta solução é mais ética do que técnica. Também Aurélio PECCEI assinalou isto ao escrever:
"Como pré-requisito, nossas políticas de conservação a longo prazo deveriam ser inspiradas por uma nova ética de vida baseada no reconhecimento de que qualquer dano que causemos à capacidade de sustento de vida do planeta recairá sobre nós e, mais genericamente, que nossa situação e qualidade de vida no futuro dependerão, em um grau nunca antes imaginado, de nossa atitude para com as outras criaturas que povoam a Terra" (7).
_______________________________________________________
  1. Cf. a respeito, Antônio MOSER - O problema ecológico e suas implicações éticas, pp. 8-10,13; LAROUSSE CULTURAL - Brasil A/Z, p. 275, verbete ecologia; Bill McKIBBEN - O fim da Natureza, pp. 22,25-26, 28-29; Jacques VIDAL - "Ecologie et Religion" in Paul POUPARD - Dictionnaire des Religions, vol. I, pp. 570-572, 1993, p.570.
  2. Barbara WARD e René DUBOS - Uma terra somente, p.47 afirmam: "O certo é que nossas bruscas e amplas acelerações - no crecimento demográfico, no uso de energia e de novos materiais, na urbanização, nos ideais de consumo e na poluição consequente - colocaram o Homem tecnológico num curso que poderia alterar, perigosa e talvez irreversivelmente, os sistemas naturais de seu planeta, dos quais depende sua sobrevivência biológica".
  3. Barbara WARD e René DUBOS - Uma terra somente, p.48. Cf. ainda considerações de Aurélio PECCEI a respeito do conflito entre a biosfera e a tecnosfera em Aurélio PECCEI e Daisaku IKEDA - Antes que seja tarde demais, p.24: "A consequência será uma degradação permanente e cada vez mais grave do nosso ambiente biológico".
  4. Antônio MOSER - O problema ecológico...pp. 69-73.
  5. Pe. Fernando BASTOS DE ÁVILA S.J. - "O desafio ecológico" in CM. Rio de Janeiro, XXIV (285): 11-18, dez. 1978, p.15.
  6. Arnold J. TOINBEE e Daisaku IKEDA - Antes que seja tarde demais, p.24, Cf. para a exigência de uma Ética e dos problemas políticos qua a Ecologia suscita, Jacques VIDAL - "Ecologie et Religion" in Paul POUPARD - Dictionnaire des religion, 1993, Vol. I, pp. 570-572, , p. 571.