segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juízo Ético - Os Principais Problemas Ecológicos 2:


A violação da natureza tem sido geral em todas as partes do mundo e o historiador TOYNBEE chamava a atenção para a conjugação de dois fatores neste processo de destruição:
"Um deles é o acelelerado avanço da tecnologia e outro é a explosão demográfica possibilitada por esse avanço tecnológico. A conquista humana da natureza tem sido brilhante mas o uso inadequado desastroso" (1).

Desta forma, a solução dos problemas ecológicos e, principalmente o restabelecimento da paz e da harmonia com a natureza deve ser buscado pelo homem, tornando-se segundo um conceituado autor, "o imperativo básico de nossa era" (2). Mas o equilíbrio do homem com a natureza só pode ser conseguido com a mudança de mentalidade, "que libertará nosso mecanismo mental do... materialismo racionalista..."(2).
Na verdade, como indicou René HUYGHE, ilustre escritor e humanista francês,

"é preciso deixar de acreditar cegamente no determinismo matemático e nessa constante causa-efeito. Deve-se admitir que a natureza tem forças corretivas que agirão e que serão o que a chamada Providência é para as religiões" (3).

_______________________________________________________-
  1. Aurélio PECCEI e Daisaku IKEDA - Antes que seja tarde demais, p.31.
  2. René HUYGHE e Daisaku IKEDA - A noite clama pela alvorada (Um diálogo do Oriente com o Ocidente sobre a crise Contemporânea), p.41.
  3. René HUYGHE e Daisaku IKEDA - A noite clama pela alvorada, pp.28,32-34.