quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 2:


Os dados sobre a pobreza no mundo atual são realmente alarmante. Dois terços de toda a população mundial são pobres e, cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome e de doenças derivadas da fome, sendo 30-40 milhões em consequência de desnutrição enquanto que uns 20 milhões (ou 17 milões segundo fontes mais precisas) são crianças (1).



Um especialista na matéria, depois de observar em 1982 que 20% da população mundial, ou seja, 800 milhões de pessoas que viviam em pobreza absoluta, "de tal sorte desprovida de recursos, de rendimentos e até de esperança", mostrou que metade deste grupo de pobres vive na Índia, Bangladesh e Paquistão, enquanto que outra grande parte se espalha através da Indonésia, África do Sul do Saara, Oriente Médio, América Latina e Antilhas.



O mesmo autor, citando dados da própria Organização das Nações Unidas mostra que 400 milhões de pessoas ou 10% da população mundial consumiram uma ração alimentar mínima crítica, necessária apenas para não morrer. A desnutrição combinada com falta de condições sanitárias teriam sido as responsáveis por 15 milhões das 17 milhões de mortes de crianças que morreram por ano - mais de 40 mil crianças por dia -, que poderiam ser poupadas (2).
________________________________________________
  1. Antônio MOSER - O problema ecológico... pp. 27-28; Leonardo BOFF - Ecologia, mundialização... pp. 24-25.
  2. Erick P. ECKHOLM - "Todos os dias morrem 40 mil crianças que podiam viver" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10-11): 27-29, out.-nov. 1982.