sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 3:


A maior parte dos pobres e famintos estão como dissemos no Terceiro Mundo. Escrevendo em 1986, mas refletindo dados de antes (1980-1982), um autor chegou na ocasião a calcular a população total da Terra em 4.600.000.000 de habitantes (sendo 1.200.000.000 nos países desenvolvidos e 3.400.000.000 nos subdesenvolvidos), dos quais 800 milhões viveriam em pobreza absoluta (150 milhões nos países desenvolvidos e 650 milhões nos países subdesenvolvidos) (1).



A fome e a desnutruição atingem esses pobres e torna a situação cada vez mais dramática. Dados fornecidos por organismos internacionais indicam que a subalimentação (menos de 2000 calorias por dia) afeta 28% da população da Ásia, 25% da África e 13% da América Latina. O que é mais escandaloso é que as reservas mundiais são suficientes para garantir a todos 3000 calorias e 65 gramas de proteínas por dia, ou seja, mais do que o mínimo necessário para uma vida normal.



No entanto, 43% das reservas de cereais são consumidas pelo gado dos países ricos no sentido de satisfazer o seu consumo exagerado de proteínas animais. Muitos países subdesenvolvidos e que passam fome também exportam alimentos para as pessoas e animais dos países ricos (2),




em evidente equívoco só explicado pelo nosso louco modelo equivocado de desenvolvimento.
_____________________________________________
  1. Glycon de PAIVA - "Pobreza e fome no mundo" in CM. Rio de Janeiro, 32 (373): 3-27, abr. 1986, p.4.
  2. "FOME, POPULAÇÃO, AMBIENTE" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10/11) p. 23, out.-nov. 1982.

Anúncios criativos sobre o Meio Ambiente

A NATUREZA É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, VAMOS PRESERVÁ-LA!







Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.



Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.

Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.


Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".


Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.


"Use a eletricidade com sabedoria". Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.


Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô. Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente por meio de fortes impactos visuais e até aversão física.

"A moda faz mais vítimas do que você pensa." Da Agência O&M da Índia.