domingo, 17 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juízo Ético - O Problema da Poluição 3:


Poluição Sonora:

A Poluição Sonora está ligada principalmente aos grandes centros urbanos que surgiram com a Industrialização e o progresso. Os habitantes das grandes cidades estão submetidos dia e noite a ruídos insuportáveis pois o ruído do trânsito e das obras públicas atinge com frequência até índice de 90 dB. Nas regiões próximas aos aeroportos, ruídos são mais elevados, pois os jatos que voam a baixas altitudes de decolagem e aterrissagem chegam até ao índice de 115 dB (1), enquanto o ouvido humano começa aressentir-se a partir de 85 dB.



Poluição Atômica:

A Poluição Atômica representa uma forma nova e temida de poluição. Ela é ocasionada pelos subprodutos dos reatores atômicos e bombas nucleares. O lixo atômico gerado nos últimos anos pela indústria militar e civil nos Estados Unidos já oferece problemas de difícil solução e, calcula-se que até o ano 2000 forão acumulados 1 milhão de metros cúbicos de detritos radioativos sólidos (2). Um outro autor calcula que nas últimas décadas morreram perto de 1 milhão de pessoas em consequência de contaminação radioativa (3), enquanto que o acidente de Chernobyl em 1986 mostrou o quanto é perigosa e assustadora a energia nuclear. Além dissso, recursos enormes são consumidos por esse tipo de energia (4).



Aqui devemos assinalar que a crítica à poluição simplesmente ou contra esta ou aquela indústria ou mesmo contra este ou aquele tipo de poluição apenas desvia a discussão do objetivo principal que deve ser o próprio sistema que leva a este tipo de crescimento econômico e industrial. O problema aqui, como se vê é mais amplo e o próprio desenvolvimento tecnológico a que chegamos poderia ser utilizado para combater a poluição.



Novas formas de energia menos poluentes do que o petróleo são possíveis até mesmo atualmente. Nos Estados Unidos, uma organização particular, a Coalizão Nacional Urbana calcula que um "ambiente humano aceitável" requereria bem mais de 100 bilhões de dólares extras em gastos federais durante cinco anos (5). Estes gastos teriam grande repercussão sobre a economia e poderia fazer subir as mercadorias, sendo então enviados e as medidas procrastinadas (6).

________________________________________________________
  1. Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo. pp. 155-156; R. BANDEIRA - Poluição. A doença da Terra, p. 56; Antônio MOSER - O problema ecológico e suas implicações éticas, pp. 16-17.
  2. Kurt Rudolf MIROW - Loucura Nuclear, p. 70.
  3. Antônio MOSER - O problema ecológico e suas implicações éticas, p. 17.
  4. Walter e Dorothy SCHWARZ - Ecologia: alternativa para o futuro, pp. 80-81.
  5. Barbara WARD e René DUBOS - Uma Terra somente, p. 185.
  6. Barbara WARD e René DUBOS - Uma Terra somente, p. 185; A. MOSER - O problema ecológico e sua implicações éticas, p. 50; IDEM "Ecologia: desfio ecológico e ético, p.49.