quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Ética e o Caminho da Solução dos Problemas Ecológicos - O Homem em face da religião e da natureza 1:





Como estamos apontando por diversas vezes aqui neste blog e, como já indicaram vários autores e especialistas citados por nós, o caminho da solução para os problemas ecológicos não é apenas relacionado a natureza, mas trata-se de uma questão ética e, deve levar como dissemos em postagens anteriores, a uma mudança na própria concepção da vida e do mundo.



O papel da religião parece ser decisivo no processo. O historiador inglês Arnol Joseph TOYNBEE (1989-1975) colocou bem o problema quando afirmou que a fim de "salvar a humanidade das consequências da tecnologia inspirada pela cobiça, acredito que precisamos da cooperação mundial dos seguidores de todas as religiões e filosofias" (1).


E, mais adiante completando o seu pensamento indica o importante papel que a tividade religiosa deve ter na mudança da mentalidade:

"Só a atitude em relação à vida humana e ao ambiente que envolve pode permitir-nos reconhecer mais uma vez, como nossos ancestrais reconheceram, que, a despeito de seu poder excepcionalmente grande, o homem é parte da natureza e tem que coexistir com ela, a fim de que ele, assim como o homem em seu meio natural necessário possam sobreviver" (2).
___________________________________________
  1. A. J. TOYNBEE e Daisaku IKEDA - Escolha a vida, p.41.
  2. A. J. TOYNBEE e Daisaku IKEDA - Escolha a vida, p.45.