segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juizo Ético - O Problema do Desmatamento 3:


A arremetida de especuladores e aproveitadores contra as florestas tropicais tem sido constante nas últimas décadas (1). Se em 1980 já se haviam perdido entre 25 a 40% da área original das florestas tropicais, a estimativa atual é que se percam anualmente 80.000 quilômetros quadrados que são utilizados para fins alheios a silvicultura. Com a permanência destes índices alarmantes, cerca de 12% das florestas úmidas e 10% das florestas tropicais ainda existentes em 1980 foram perdidas até o ano 2000. Também foram extintas 1 milhão de espécies (10 a 12% das existentes no mundo), muitas das quais sem terem sido descobertas. Mas a catástrofe não terminou aí, pois o próprio solo necessário aos cultivos está sendo afetado e a desertificação já afetou 3 bilhões de hectares, ou seja, quase a quarta parte da superfície terrestre (2).
O problema do desmatamento e desflorestamento leva assim a uma situação dramática, pois ao provocar a desertificação, coloca em risco a própria produção de alimentos através da agricultura.

____________________________________________________________
  1. Aurélio PECCEI afirma : "Estimativas imparciais advertem que, no ritmo atual de destruição, as florestas tropicais estarão praticamente exterminadas em no máximo quarenta e cinquenta anos. Ainda não podemos entender o que esta destruição insensata da cobertura vegetal da Terra pode significar para a ecologia e a cultura human, mas seria ingenuidade acreditar que a s consequências serão puramente marginais.". Cf. Aurélio PECCEI e Daisaku IKEDA - Antes que seja tarde demais. p. 42.
  2. Walter e Dorothy SCHWARZ - Ecologia: alternativa para o futuro, p.12. Cf. ainda Aurélio PECCEI e Daisaku IKEDA - Antes que seja tarde demais. p.60; G. F. BATISTA - O homem e a Ecologia. São Paulo, Pioneeira, 1977; P.M. fearnside - "O processo de desertificação e o risco de sua ocorrência no Brasil" in Acta Amazônica. Manaus, 9 (2): 393-401, 1979.