quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O progresso na civilização - A idéia de progresso ilimitado 1:



A idéia de progresso e desenvolvimento estão relacionados de forma íntima e, são conceitos relativamente recentes que não possuem mais que duzentos e poucos anos.



O antigo historiador J.B. BURY escreveu um livro inteiro a respeito, intitulado Idea of Progress: An Inquiry into its origins and Growth (A Idéia de Progresso: Investigação sobre suas orígens e expansão) que publicado em 1920 sustentava que só a partir do século XVII é que os homens puderam chegar a elaborar a noção de progresso. Embora pesquisas posteriores tenham mostrado a existência de uma certa noção de progresso entre alguns autores da Antiguidade Clássica e na Idade Média, na verdade, a noção de um progresso com desenvolvimento que temos bem presente nos dias de hoje recebeu realmente sua elaboração a partir dos séculos XVII e XVIII e atingiu seu zênite no período de 1750-1900 penetrando tanto na mentalidade popular como nos círculos intelectuais (1).



Foi portanto, apenas em meados do século XVIII que a História passou a ser compreendida como crecimento, desdobramento, florescimento e murchar de culturas e nações. Surgiu por esta época o termo "desenvolvimento" que aparece nos escritos dos pensadores alemães Johann Georg HAMANN (1730-1788) e Johann Gottfried HERDER (1744-1803) (2).



A idéia de que havia um progresso e um desenvolvimento na história human é portanto contemporâneo da Revolução Industrial e do Século das Luzes (Século XVIII) quando o homem passa a ter uma maior consciência de seu poder.
_____________________________________________
  1. Consulte-se a respeito, Robert NISBET - História de la idea de progresso, pp. 13 e 243.
  2. Erhard EPPLER - Pouco tempo para o Terceiro Mundo, p. 15.