terça-feira, 13 de abril de 2010

O ambiente na encruzilhada - por um futuro sustentável:


Inciamos hoje uma remessa de alguns pequenos artigos onde faremos uma reflexão sobre o ambiente, servindo-nos de falas de diferentes especialistas, que indentificarão os pontos críticos e proporão medidas aos diferentes atores da política ambiental - governos, organizações internacionais, empresas, ONG's e cidadãos.
Os focos temáticos desses textos serão constituídos, em particular, pelas alterações climáticas e pela água, sobretudo pelas suas articulações e interdependências.
Abordaremos as diferentes facetas da crise global do ambiente, procurando determinar os equilíbrios fundamentais para um mundo mais sustentável. Isso porque cremos que questões relacionadas com a biodiversidade, a agricultura, a felicidade e a sociedade do hiperconsumo, o estado do ambiente e o desenvolvimento econômico e as mudanças políticas, acabam sendo peças do mesmo quebra-cabeça que tem como imagem um o futuro mais promissor e ambientalmente equilibrado.
É nosso pensamento que mais do que de acordos, o mundo precisa de uma solução. Conforme disse Emílio Rui Vilar - presidente da Fundação Calouste Gulbernkian, trata-se de "um desafio para a nossa inteligência e para a nossa vontade". Aprovamos suas palavras acerca da atual crise econômica que, em sua opinião, "em vez de contrariar a mudança para uma sociedade mais sustentável, pode e deve ser entendida como uma oportunidade para catalisar uma profunda e necessária mudança de modelos".
Defendemos essa mudança e acrescentamos que ela deve passar também pela alteração ao nível do espírito humano, local onde são travadas todas as batalhas decisivas: compreender, assumir e agir - afirmando o que diz o filósofo Gilles Lipovetsky que defende uma "ecologia do espírito".