terça-feira, 27 de outubro de 2009

TRÊS ERRES:

Ecologia e Ideologia 3:


A ideologia elaborada no Primeiro Mundo não leva em consideração o Terceiro Mundo, pois falta a seus formuladores uma visão holística que englobaria a tudo e a todos. A visão da terra como um todo e do destino comum do ser humano e da natureza requer esta visão holística (1) e também pressupõe uma mudança fundamental na própria mentalidade do ser humano que precisa aprender a limitar os seus desejos. Desta forma teríamos três ecologias que seriam a ecologia mental (o ser humano reconciliado consigo mesmo), a ecologia social (o ser humano convivendo em harmonia com os seus semelhantes) e uma ecologia ambiental (o ser humano convivendo em harmonia com os demais seres). Com estas três ecologias e o respeito do homem por seus semelhantes e pelos outros seres, poderíamos entrar em uma era na qual a felicidade de todos seria a tônica (2). Nas áreas econômicas e políticas aparecem medidas de aparente sensibilidade e inspiradas por preocupações ecológicas, mas que na verdade não contestam a ideologia desenvolvimentista ou tentam conciliar esta com as propostas ecológicas. Surgem assim expressões como "ecodesenvolvimento", "eco-políticas" ou "eco-tecnologia" que procuram levar em conta o fator e os problemas ecológicos, mas mantendo a concepção do desenvolvimento. A ligação entre Ecologia e política levou até ao aparecimento dos partidos Verdes que levaram até ao campo político questões como degradação ambiental (com a poluição, doeças, etc.), a necessidade de preservar a natureza e conservar o nosso planeta (3). ________________________________________________________
  1. Cf. R. CREMA - Introdução à visão holística. São Paulo, Summus, 1988; P. A. WEIL - A Consciência Cósmica. Petrópolis, Vozes, 1978; IDEM - Holística: uma nova visão e abordagem do real. São Paulo. palas Athenas, 1990.
  2. Cf. a respeito, F. GUATARI - As três Ecologias. Campinas, Papiros, 1988.
  3. Cf. a respeito, H. R. LEIS et al. - Ecolgia e política mundial. Petrópolis, Vozes, 1991; J. A. Pádua (org) - Ecologia e política no Brasil. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo, 1987; C. BENJAMIN - "Nossos verdes amigos X verdes revolucionários" in Teoria e Debate, 12: 6-21, 1990.