quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ecologia e Teologia 1:


A perspectiva teológica é importante para se abordar os problemas ecológicos. A "teologia" em sentido lato seria a ciência de Deus. Mas, em sentido subjetivo seria a ciência que Deus mesmo possui de si mesmo e do universo criado, comunicando aos homens através da graça. Em sentido objetivo, ela seria a ciência que tem a Deus por objeto (1). A partir do Concílio Vaticano II a Teologia passou a procurar a própria identidade, relacionando-se com o mundo e as outras ciências. Ele passou então a dividir-se geralmente em um discurso sobre Deus (teologia) e um discurso a respeito do homem diante de Deus (antropologia)(2). Na verdade, como salientou com pertinência Leonardo Boff, a "teologia é uma só", mas "existem várias formasde realizar historicamente a tarefa teológica"(3). A teologia que a igreja e a própria situação do homem requerem atualmente seria uma teologia baseada no amor ao próximo, na justiça e, no qual Deus apareceria como "libertador dos oprimidos"(4). Dentro desta visão, a teologia ao relacionar-se com a ecologia procuraria realizar a leitura dos problemas ecológicos à luz da fé, da religião, relacionando estes problemas com os designos do Criador em relação ao mundo por ele criado (5) e visando a uma verdadeira libertação do homem.
A Relação entre Ecologia e religião foi estudada principalmente a partir de 1960., quando o movimento ecológico ganhou um grande destaque mundial. Um grande movimento de preservação da natureza contou a presença e apoio de religiosos (6), mas foi um movimento de caráter apenas de conservação da natureza, sem questionar seriamente o proprio sistema econômico.

_____________________________________________________________

  1. René LATOURELLES S.J. - Teologia, ciência da salvação, p.11.
  2. Cf. B. LAMBERT - "Les deux demárches de la théologie" in N.R.TH., 89: 257-280, 1967.
  3. Leonardo BOFF - Igreja: carisma e poder, p. 29
  4. Cf. Leonardo BOFF - Teologia do cativeiro e da libertação. Petrópolis, 1980.
  5. Winston L. KING - "Religion" in E.R., v.XII, pp.282-293; Michael DESPLAND - "Religion" in P. POUPARD - DR. v.II, pp.1684-1689.
  6. Cf. a respeito do tema Ake HULTKRANTZ - "Ecology" in Mircea ELIADE (ed) - E.R., v.IV pp.581-585, 1986; Gordon D. KAUFMAN - "A Problem for Theology: The Concept of Nature" in HTR,, 65: 337-366, 1972.