segunda-feira, 9 de novembro de 2009

NEOLIBERALISMO

Ecologia e Ideologia 9:


A questão ideológica ganha ainda mais importância nos dias de hoje com o surgimento do neoliberalismo. A ideologia neoliberal considera insubstituível a iniciativa individual e a economia de mercado, além do mecanismo livre dos preços (1). A aplicação dos postulados do neoliberalismo na consideração do meio ambiente seria desastrosa pois ele tem como característica a "apropriação privada dos bens públicos" e, considerando "que as condições ambientais são o suporte da vida, apropriar-se destes recursos e gerenciá-los de acordo com interesses privados significa deter o poder de determinar a qualidade e, até mesmo, a possibilidade de vida para uma coletividade"(2). O Neoliberalismo apresentaria assim uma espécie de prolongamentos da ideologia desenvolvimentista e seria tão nocivo quanto este. Outro acontecimento importante para a luta ecológica foi a criaçãod Comissão Mundial sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento em 1983 por iniciativa da Assembléia Geral das Nações Unidas. A presidência da Comissão foi entregue à norueguesa Gro Harlem Brundtland e, depois de estudar os problemas ecológicos durante três anos foi feito um relatório final que foi transformado em um livro intitulado Nosso Futuro Comum e publicado em várias línguas. Esta obra contém importantes colocações, inclusive relacionando o problema da pobreza com a ecologia, mas insiste ainda na noção de um "desenvolvimento sustentável", permanecendo dominado ainda pela ideologia desenvolvimentista. O "desenvolvimento sustentável é aquele que atende à necessidade imediata sem comprometer o futuro" (3). Sobre o problema da relação entre pobreza e neio ambiente aparecem algumas idéias interessante como essa que resolvemos destacar aqui: "Pobreza mundial e, simultaneamente, causa e efeito consequüente a problemas ambientais. por que problemas ambientais do Mundo são a causa essencial da pobreza mundial e da desigualdade internacional"(4). ________________________________________________________
  1. Cf. sobre o Neoliberalismo, Carlos Ruiz DEL CASTILLO - "Neoliberalismo" en DCS, v. II, pp.814-815; Paul HUGON - História das doutrinas econômicas, pp. 162-163; Emile JAMES - O pensamento econômico de século XX, v. I, pp. 255-257; Louis BAUDIN - Estatização ou Economia livre? A aurora de um novo liberalismo, pp. 180-182, 185-192, 205-206.
  2. CNBB - "A Igreja e a questão ecológica", cit., p. 213.
  3. Cf. resumo e citações em Glycon de Paiva - "A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente. Origem e ação" in CM. Rio de Janeiro, XXXV (420): 23-35, março 1990.
  4. Glycon de PAIVA - "A Comissão Mundia...", cit. p..25.