segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 4:



Algumas previsões de técnicos para o aumento da população no futuro e o aumento de produção de alimentos procuram relacionar a fome com o aumento populacional.



Desta forma, segundo alguns cálculos, nascem cerca de 200.000 pessoas a cada dia e, para alimentar a futura população da Terra seria necessária uma produção de alimentos que dobrasse a cada a cada 18 anos (1).



Este dado, como uma série de outros, não leva em conta os diversos fatores como o declínio das taxas de natalidade acontecidas a partir das décadas de 60 e 70 e que frustraram aqueles previam uma "grande e alarmante explosão demográfica" e os números atuais tendem a ficar 20% abaixo do previsto (2) e, o avanço cada vez maior de tecnologia aplicada na produção de alimentos deve elevar ainda mais esta produção,


apesar de diminuírem em numero as pessoas envolvidas na agricultura. Desta forma, desde 1965 a produção de cereais aumentou mais de 70% enquanto esta mão-de-obra envolvida na agricultura foi caindo e já era de apenas 42% no ano de 2000, ocasião em que já havia expectativas de 33% para esse ano corrente de 2010 (3).



O problema da pobreza e da fome tem levado a uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, principalmente no Terceiro Mundo. A defesa de um processo alternativo de desenvolvimento que relacione o desenvolvimento com a proteção ambiental ganha cada vez mais adeptos.



Um autor indiano adverte:

"Se o mundo não sabe encontrar uma maneira melhor para utilizar seus recursos em bases igualitárias, a luta entre pobres e ricos se tornará virulenta, tanto dentro das nações como entre elas" (4).

_______________________________________________

  1. Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo, p. 104.
  2. Rafael M. SALAS - "A explosão que não houve" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10/11): 30-34, 39, out.-nov. 1982.
  3. Cf. Nova Enciclopédia Ilustrada Folha, v. I, pp. 22-24.
  4. Anil AGARWAL - "Desenvolver sem destruir" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 10 (10/11): 23-26, out.-nov. 1982, p.26.