quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 6:


As conclusões da Comissão Independente sobre Desarmamento e Segurança a respeito dos estragos causados por uma guerra nuclear são aterradoras. Não apenas o clima seria afetado, mas a humanidade mergulharia no caos (1).



Um grande especialista no assunto da alimentação mostrou a importância que teria para a produção de alimentos a transferência de apenas uma parte dos recursos gastos com armamento. Escreveu Fritz BAADE:

"A possibilidade do mundo referente à conquista da abastança na segunda metade do nosso século não constituem um problema das nosssas disponibilidades materiais, mas apenas um problema do nosso entendimento ou, se nos é permitida a palavra definitiva, da nossa moral política. Se as despesas com armamento fossem apenas reduzidas de um quarto, e se desse quarto também só um quarto fosse gasto na luta contra a fome, começaria um capítulo inteiramente novo na História. Deixaria de existir a fome e a luta pelo espaço alimentar e a humanidade inteira passaria a viver num estado de abastança garantida no referente aos alimentos" (2).



Outro ponto importante que tem provocado a fome e a miséria é o consumo e o desperdício dos países ricos. Os EUA com apenas 6% da população mundial consomem aproximadamente de 30-35% dos recursos da Terra, enquanto que a europa com apenas 10% da população mundial controla 23% do produto mundial bruto (3). Celso ANTUNES mencionou também que enquanto 60% da população mundial recebe apenas 10% de sua renda, 70% dessa mesma renda ficam apenas 16% de previlegiados (4). A nível do Brasil encontramos também uma grande concentração de renda, sendo que em 1980 os 10% mais ricos ficavam com 50% da renda nacional, enquanto que os 20% mais pobres tinham apenas 4% desta renda (5). De lá até os dias de hoje a situação só tem piorado com a grande concentração aumentando tanto a nível nacional como internacional.




Com os dados fornecidos nessas postagens sobre a pobreza, a miséria e a fome, ficou claro que algo de novo é preciso ser feito.
----------------------------------------------------------------------------------------------
  1. Cf. "Estragos que vão além da imaginação" in O Correio da Unesco. Rio de Janeiro, 10 (10/11): 44-47, out.-nov, 1982.
  2. Fritz BAADE - Economia Mundial da Alimentação. p.187.
  3. Cf. A. MOSER - O problema ecológico... p. 55.
  4. Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo. p. 41.
  5. Glycon de PAIVA - "Pobreza e fome no mundo" in CM, 32 (373) p.5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário