quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Progresso na Civilização - Problemas do Progresso - A miséria e a fome 1:


O problema da miséria e da fome deve ser levantado aqui quando tratamos de Ecologia, porque é resultante do processo de desenvolvimento que provocou os grandes distúrbios e problemas ecológicos.


Em documentoda CNBB relacionado com a Campanha da Fraternidade de 1979 está dito que a miséria e a fome representam uma forma de poluição (1).


Muito se tem escrito a respeito da fome no mundo, o que mostra a importância do tema. Celso ANTUNES distingue entre a fome quantitativa provocada pela falta absoluta de alimentos


e a fome qualitativa ou fome oculta que é causada pelo consumo insuficiente de alimentos por uma grande quantidade de pessoas (2).



A fome quantitativa é assustadora, mas a fome qualitativa faz vítima em todos os paises da terra, principalmente entre as nações subdesenvolvidas. o regime médio alimentar de um indivíduo deve situar-se em 2500 calorias por dia, mas apenas 30% da população da Terra atinge a este nível, enquanto 70% - de acordo com estudos da FAO não consegue as 2500 calorias. Mais ainda, uns 25% desta população faminta chega a 2000 calorias, regime alimentar mediocre que não consegue sustentar um trabalhador (3).
_______________________________________
  1. Citado em A. MOSER - O problema ecológico... p. 27.
  2. Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo, p. 103.
  3. Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo, p. 103-104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário