terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juízo Ético - Os Principais Problemas Ecológicos 3:



Os problemas ecológicos ou relativos ao meio-ambiente devem possuir uma análise metódica e clara e a busca de soluções que demandam uma certa urgência, porque a depredação do meio e o consumo desenfreado das últimas gerações provocam um esgotamentodos recursos (1). Alguns desses problemas, como a utilização cada vez maior de processos tecnológicos e de adubos químicos podem levar não só ao esgotamentodo solo, mas também a uma pertubação na saúde do ser humano. Isso sem contar no desiquilíbrio biológico do globo (2).



A chuva ácida é um dos principais problemas. Ela é resultado do processo desenfreado de industrialização onde a emissão de dióxido de enxofre, em combinação com óxido de nitrogênio e com as águas da chuva, transforma-se em partículas ácidas que se depositam na vegetação, nos rios e lagos, provocando contaminação dos alimentos e diversas enfermidades respiratórias nos seres vivos. O efeito tem sido terrível tanto sobre as pessoas como sobre os peixes que praticamente desapareceram da Noruega e da Suécia (3).



Outro problema dos mais dramáticos é o da redução da camada de ozônio destruída por gases industriais como o clorofluorcabonos (CFCs) e os halons que foram detectados em altitudes de 50 mil metros. A partir de 1970 descobriu-se que esta destruição estava se acelerando (4) e a destruição da camada de ozônio faria desaparecer a proteção da vida das radiações ultravioleta que provocariam tumores da pele e o enfraquecimento do sistema de imunização. Nos dias de hoje os especialistas cauculam que para cada ponto percentual de diminuição de ozônio aparecem só nos EUA dez mil novos casos de câncer de pele (5).




O efeito estufa que mantém o planeta aquecido é outro problema importante. Ele foi tratado longamente por Bill McKIBBEN (6) que o considera como o mais importante, aquele que marca realmente "0 fim da Natureza" devido a mudança climática que promove. A mudança do clima poderá provocar o derretimento da calota polar com a consequente elevação do nível do mar e a inundação de várias regiões cobrindo totalmente as Maldivas (que se encontram a apenas dois metros acima do nível do mar) ou inundando 20% do território de Bangladesh e o 1% do território essencial do Egito (7). O efeito estufa é mais um problema resultante do nosso modelo atual de desenvolvimento, pois é provocado pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) que desprendem o dióxido de carbono e outros gases. Estes gases associados ao desflorestamento (através da fotossíntese dos vegetais que absorvem dióxido de carbono) produzem uma espécie de estufa que produz o aquecimento da Terra. Só para os próximos cem anos está previsto um aumento de temperatura de 1,5° C a 5,5°C (8). Um tremendo desastre.
_____________________________________________________________
  1. René HUYGHE e Daisaku IKEDA - A noite clama pela alvorada, pp. 32-34.
  2. René HUYGHE e Daisaku IKEDA - A noite clama pela alvorada, pp.28-29
  3. Leonardo BOFF - Ecologia, mundialização, espiritualidade, p. 23.
  4. Cf. LAROUSE CULTURAL - Brasil A/Z, p.584.
  5. Leonardo BOFF - Ecologia, mundialização, espiritualidade, p.23.
  6. Bill McKIBBEN - O fim da natureza, pp. 20-23, 28-31, 35-40, 56, 98, 107, 110, 124, 130, 138, 142-144, 153, 165, 170, 180-181, 197.
  7. Bill McKIBBEN - O fim da natureza, p.112.
  8. Leonardo BOFF - Ecologia, mundialização, espiritualidade, pp. 23-24.
  9. Pe. Fernando BASTOS DE ÁVILA S.J. - "Ética e Sociedade" in CM. Rio de Janeiro.XXXV (417): 53-59, dez. 1989 p.58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário