sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juízo Ético - O Problema da Poluição 2:


Um grave problema relacionado com a poluição e que demonstra a perversidade do modelo de desenvolvimento no qual está mergulhado o mundo é o da poluição importada. Paulo SCHILLING chamou a atenção para o fato de que a poluição produzida nos diversos países industrializados e desenvolvidos acaba sendo repassada para os países subdesenvolvidos.



Esta poluição que já é importada naturalmente pelos países subdesenvolvidos está sendo passada de forma mais direta com a ida das principais indústrias poluentes para os países do Terceiro Mundo (1).



A poluição das águas é resultante de duas grandes fontes: resíduos urbanos e resíduos rurais. Os resíduos industriais, os esgotos domésticos e os detergentes duros aparecem entre os resíduos urbanos, enquanto que os fertilizantes agrícolas e os inseticidas estão entre os resíduos rurais (2).



A poluição das águas é realmente criminosa e coloca em jogo uma das fontes importantes da vida humana, comprometendo a qualidade de vida das populações (3). Segundo um especialista, apenas uma pequena parcela de água doce está disponível e metade das fontes mundiais estão poluídas (4). Os efeitos desta poluição das águas são terríveis, podendo a poluição eliminar populações inteiras de peixes dos rios além de comprometer a alimentação e desenvolvimento de populações inteiras de seres humanos (5). Hélio de Almeida BRUM falando a respeito da poluição das águas assinala:
  1. Deterioração e contaminação ambiental de extensas áreas urbanas comprometendo a salubridade das moradias e vias públicas devido à falta de esgotos para distanciamento adequado das águas residuais;
  2. Deterioração e contaminação maciça dos cursos d'água que recebem as volumosas descargas de esgotos domésticos, despejos industriais e hospitalares, água de lavagem dos tanques de navios petroleiros e, ainda, o fluxo escorrente das aguas meteóricas que atravessam aviários, currais, chiqueiros e terrenos agrícoloas" (6).
________________________________________________________

  1. Paulo SCHILLING - "Agressões externas ao meio ambiente brasileiro" in Tempo e Presença, 230: 16-18, maio 1988, p. 18.
  2. Antônio MOSER - O problema ecológico e suas implicações éticas. p. 15; Celso ANTUNES - Uma aldeia em perigo, pp. 154-155; Hélio de Almeida BRUM - "A conservação da natureza e o direito econômico" in CM. Rio de Janeiro, XXIV (285): 19-40, dezembro 1978 p. 37 assinala: "A poluição das águas resulta das ejeção repetida de afluentes industriais, num meio cuja a capacidade de depuração é insuficiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário