sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Problemas Ecológicos e o Juizo Ético - O Problema do Desmatamento 2:



Em sua obra sobre a Amazônia, Betty MEGGERS mostra que ela formava no passado um sistema ecológico perfeito e que os vários elementos da flora e fauna se interpenetravam e se completavam dando equilíbrio necesário para a sobrevivência de todos (1), mas a após a chegada dos exploradores europeus no século XVI e, notadamente a partir de 1615, quando a competição entre portugueses, ingleses, holandeses e franceses pela região se acimou, este equlíbrio foi quebrado (2).
A partir daí aconteceu uma "superexploração" da terra em torno das grandes concentrações, provocou uma acentuada e provavelmente irreversível deterioração do solo e da vegetação, causando a extinção local de muitas espécies de aves e outros animais"(3).



A região Amazônica é uma região muito importante para o Brasil e mesmo para o mundo, o que justifica o interesse de nosso governo de ocupar a região(4). mas, esta ocupação deve ser feita levando-se em conta a preservação da floresta para não transformarmos a região em um grande deserto. Como indicou Augusto RUSCHI:

"O O gigantismo da floresta Amazônica é resultante do clíma úmido e quente, com a ação permanente dos demais fatores biológicos e a vegetação dos demais pisos que ela abriga, impedem que o solo seja arrastado pelas águas; entretanto uma vez retirada a floresta, acaba a cobertura protetora que uma mata virgem oferece e as chuvas tropicais se precipitam com todo o seu peso e vigor, sobre o solo, que passa a ser desgastado pelas águas movimentando-se, e a camada de húmos é destruída, lixiviada; tornando esse solo infértil; na fase seguinte, vem a laterização, infelizmente em grande porção da Amazônia, vem sendo seguido esse caminho, para a implantação lenta, mas segura, do nosso futuro grande deserto; esse erro, no domínio da preservação ecológica, nos será muito caro"(5).
_______________________________________________
  1. Betty J. MEGGERS - Amazônia: a ilusão de um paraíso. pp.. 21-23 (Introdução), 25-58 (ecossistema).
  2. Betty J. MEGGERS - Amazônia: a ilusão de um paraíso. p.184.
  3. Betty J. MEGGERS - Amazônia: a ilusão de um paraíso. p.186.
  4. Augusto RUSCHI - "Considerações sobre o Meio Ambiente" in CM. Rio de Janeiro, XXVIII (333): 45-65, dez. 1982, p.59.
  5. Cf. Arthur C. F. Reis - Problemática da Amazônia. Rio, Ed. Casa do Estudante, 1969; IDEM - O impacto da Amazônia na Civilização Brasileira : a Transamazônica e o desafio dos trópicos. Rio, Paralelo, 1972.
  6. Augusto RUSCHI - "Considerações sobre o Meio Ambiente" in CM. Rio de Janeiro, XXVIII (333): 45-65, dez. 1982, p. 59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário