segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Crescimento Populacional - Os números do problema demográfico 3:


De qualquer maneira, os números que apresentamos nas postagens anteriores tem preocupado alguns autores que tratam do problema demográfico e que se perguntam se poderemos encontrar uma forma de alimentar a todos os seres humanos no futuro (1).



O problema demográfico é um problema sério não só porque traz no seu bojo problemas sociais, econômicos, políticos, habitacionais, ideológicos, ocupacionais, sanitários, urbanísticos, ambientais e ecológicos (2), mas também porque coloca com clareza os problemas gerados pelo sistema econômico e deixar perceber claramente a formulação ideológica dos seguidores de Malthus, que procurando isolar as estratérgias do conjunto de outros problemas no qual o crescimento populacional está inserido, se colocam a especular qual será a população do Brasil daqui a 75 anos ou mesmo a 400 anos, baseado apenas no crescimento de 2,4% mostrado pelo recenseamento de 1980 (3).



A própria idéia de controlar a natalidade para fazer crecer a riqueza destina-se apenas a fazer crer que as estruturas sócio-econômicas dos países subdesenvolvidos são justas, não havendo necessidade de alterá-las.



Do resto, o surgimento da teoria de Malthus no início do século XIX fazia parte de uma tentativa de fortalecer o conservadorismo econômico abalado pelas revoluções francesa e norte-americana. Posteriormente, quando John START MILL publicou sua obra, o controle da natalidade voltou a ser cogitado e, recentemente, após o "Grande Despertar" dos povos subdesenvolvidos, a teoria de Malthus voltou a ser considerada como a grande saída conservadora (4).

__________________________________________________
  1. Cf. a respeito, Paul OVERHAGE - O Homem, Câncer da Terra? Petrópolis, Vozes, 1971;Bernard BERELSON - População: a crise que desafia o mundo. São Paulo, Cultrix, 1972; Garrett HARDIN- População, Evolução e Controle da Natalidade. São Paulo, CEN/EDUSP, 1967.
  2. Antônio MOSER - O problema ecológico... p. 20.
  3. J. O. de Meira PENNA - "Malthus e o princípio da população" in CM. Rio de Janeiro, XXXV (414): 11-28, set.-out. 1s989.
  4. Gunnar MYRDAL - Teoria econômica e região subdesenvolvida, pp. 175-177.

Nenhum comentário:

Postar um comentário