terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ecologia e Teologia 5:


Mas é na análise do problema da Criação que a Teologia fornece-nos importante chave para o melhor entendimento dos problemas ecológicos. Deus criou o mundo e o confiou ao homem, mas este acabou por desarticular os planos de Deus, substituindo-os por seus próprios planos egoístas. Mas, ao contrário da leitura antropocêntrica da Bíblia que coloca o homem como "Senhor do universo" ou "Rei da criação" (1), na verdade o homem é apenas participante da Criação. O "ser humano e o mundo não podem ser pensados separadamente", pois ambos "fazem parte do processo dinâmico da obra criadora, como projetos indissociaáveis. A transformação do Caos primitivo em um Cosmos da-nos a dimensão da criação, não tanto no sentido paradisíaco e harmônico, mas como um processo que não dispensa a responsabilidade humana"(2). Podemos dizer, concordando com um autor, que a primeira Criação foi traída pelo homem (3). A Criação realizada por Deus não poderia ser disvirtuada assim pelo homem, pois além de Criador, Deus seria também o grande conservador do mundo e dos seres em sua existência. Ele demonstra uma atividade criativa incessante, o que sinaliza a sua vontade de conservar o mundo e a natureza(4).Atrás dos problemas ecológicos teríamos na verdade a perda do sentido profundo da Criação. Estes problemas seriam, em uma leitura teológica, principalmente problemas de relacionamento do homem com Deus. Problemas do homem que destruindo a criação ignora os planos de Deus e os substitui pelos seus próprios (5). ______________________________________________________________
  1. Cf. Antônio MOSER - O problema ecológico...p.39.
  2. Frei Nilo AGOSTINE, O.F.M. - "Ecologia: desafio Ético-Teológico" in Revista Grande Sinal. Petrópolis, mai. - jun. 1992, pp.261-273,esp. pp.269-270.
  3. Lori ALTIMANN - "Ecologia: cuidar da própria casa" in Tempo e Presença, 230:32-33, maio 1988.
  4. INSTITUTO DIOCESANO DE ENSINO SUPERIOR DE WURZBURG - Teologia para o Cristão de Hoje. v. III, pp.152-154.
  5. Antônio MOSER - "Ecologia: desafio teológico e ético" in Revista Vozes. Petrópolis, LXXIII (1), p.46, jan.-fev. 1979; IDEM - "Quando a Ecologia se faz Ideologia" in Revista de Educação AEC, 17 (68): 9-13, abr.-jun. 1988 p. 11 indica: "os seres humanos esquecem donde vieram e para onde devem caminhar. Derrubam os projetos divinos e estabelecem seus projetinhos egoístas. Em vez de um sistema solidário, criam um sistema solitário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário